Especial Excel


Nos últimos meses tenho atendido vários clientes corporativos, ministrando cursos de Excel para profissionais das áreas administrativo-financeira e independente do nível de conhecimento sobre planilhas, uma característica é comum a todos eles, as planilhas apresentam grande volume de dados, uma verdadeira montanha de números e informações, mas com pouca qualidade de visualização quando elas precisam ser resumidas, filtradas, combinadas e principalmente representadas em gráficos de uma forma que proporcione uma fácil interpretação.

Em trabalhos recentes de consultoria e cursos, tenho procurado capacitar e orientar os novos usuários do Excel, ou mesmo quem trabalha com o aplicativo há muito tempo que não se pode arriscar em afirmar que possuímos um nível "Intermediário" ou mesmo, que temos inteiro domínio dessa ferramenta. Sempre há novos recursos a descobrir e outras a aperfeiçoar. Muitas vezes o Excel  nos permite várias alternativas para executar uma mesma tarefa e há sempre uma forma mais rápida e produtiva de se fazer isso. 

O aperfeiçoamento das experiências em clientes corporativos foi transferido para os programas dos cursos de Excel para Rotinas Administrativas e Excel para Negócios e Criação de Dashboards que proporcionam aos participantes o conhecimento de várias técnicas e ferramentas que darão uma cara amigável à montanha de dados das suas planilhas, com controles mais eficientes, tanto no aspecto de planificação das informações, bem como a qualidade visual desses controles.

Assim, combinando conceitos da administração e a grande experiência com planilhas, os programas abordam inicialmente a organização dos dados e KPIs, passando pela abordagem de funções estatísticas e condicionais, banco de dados,  formatações condicionais com conjunto de ícones, estruturação dos dados e índices em gráficos, até a montagem de um Dashboard usando macros e técnicas de automatização de planilhas.