Como criar um Dashboard no Excel

Mesmo quem trabalha com Excel há muito tempo não pode se arriscar em afirmar que possui um nível "Intermediário" ou mesmo, que tem inteiro domínio dessa ferramenta. Sempre há novos recursos a descobrir e outras a aperfeiçoar. Muitas vezes o Excel  nos permite várias alternativas para executar a mesma tarefa. Eu sempre uso esta frase em meus cursos : "Quando se está fazendo muito malabarismo para se chegar a um resultado, ou criando uma fórmula gigastesca no excel, há sempre uma forma mais rápida e produtiva de fazer isso". Em 2010 o programa completa 24 anos e sem dúvida alguma, pode ser considerado um dos melhores e mas populares softwares da história.

Desde 1988 trabalho com planilhas eletrônicas, passando pelo poderoso Lotus 1-2-3, Quatro Pro, até chegar no Excel em 1994. A partir daí,  passei a me familiarizar com relatórios, gráficos e estatíticas que eram apresentados em grandes reuniões gerenciais e na maioiria das vezes, tão mal elaborados que acabavam não mostrando absolutamente nada. Quantas vezes preparei imensos relatórios que posteriormente seriam esquecidos ou jogados no lixo. Em pouco tempo os gestores esqueciam o desperdício que o processo gerou.

Exemplo de Dashboard do Google Analytics


Além de uma linguagem própria, o mundo empresarial atual não permite a hipótese de trabalhar  com tais desperdícios, com planilhas, gráficos e relatórios estáticos, e nesse novo cenário o Excel pode nos fornecer excelentes ferramentas  para o desenvolvimento de controles mais eficientes, tanto no aspecto de planificação das informações, bem como a qualidade visual desses controles.

Dashboard é um painel de instrumentos, com gráficos, índices e porcentagens que nos pemitem uma apresentação visual da informações de tópicos estratégicos, exibidos quase sempre em uma única tela do computador e que serão de fundamental importância nas tomadas de decisão.

Assim, combinando conceitos da administração e a grande experiência com planilhas, apresento o curso Como Criar um Dashboard no Excel, cujo programa foi desenvolvido desde a organização dos KPIs, passando pela abordagem de funções condicionais e de banco de dados,  estruturação dos índices em gráficos, até a montagem do Painel usando macros e técnicas de automatização de planilhas.