Novo Twitter disponível para todos os usuários

O Twitter anunciou nesta quarta-feira que todos os 160 milhões de cadastrados do microblog já têm acesso aos novos recursos da plataforma, apresentados apenas a alguns usuários no início de setembro. De acordo com um post do blog oficial do serviço, a decisão de universalizar as novidades foi tomada depois de os administradores receberem respostas positivas dos usuários. “Desde que anunciamos a nova versão, estamos observando de perto os comentários das pessoas. Recebemos um ótimo retorno, que vai nos ajudar a melhorar o Twitter”, diz o comunicado.



Créditos:  James Della Valle (Veja.com) 



Essa foi a primeira grande mudança estrutural do Twitter desde o nascimento do site, em março de 2006. A empresa acredita que a nova interface deve melhorar a experiência do usuário, oferecendo a visualização de fotos e vídeos sem a necessidade de abandonar o site principal para entrar em páginas de terceiros.

Entre os novos parceiros do Twitter estão o site de fotos Flickr, o YouTube e o serviço de vídeos sob demanda Ustream, entre outros. Conteúdos vindos desses serviços serão integrados imediatamente ao microblog.

Para acessar as novidades, basta entrar na rede normalmente e aceitar a opção de “Try it now”, que aparece na parte superior do site. Também é possível voltar ao estado anterior do microblog, mas o Twitter afirma que essa opção só estará disponível por algumas semanas. Depois disso, todos serão obrigados a utilizar a nova interface.


Designer brasileiro do Twitter explica o novo visual da rede

Na semana passada, o Twitter apresentou ao mundo sua mais radical reformulação em quatro anos de vida. Resumidamente, pode-se dizer que o microblog combinou mudança de lay-out e adição de novas ferramentas para ampliar o poder dos usuários para compartilhar mensagens – isso, é claro, deve fazer com que os cadastrados invistam mais tempo na rede. As mudanças têm o dedo de um brasileiro, o designer Vitor Lourenço, de 23 anos, que trabalha no microblog há um ano e seis meses e que participou diretamente da reformulação. Na entrevista a seguir, Lourenço conta como foi o processo de mudança da plataforma e confirma: em alguns meses, os falantes de língua portuguesa ganharão uma versão do microblog em seu idioma.

Qual foi seu papel nas mudanças do Twitter?
Nosso time esteve trabalhando nessas mudanças durante os seus últimos meses. Fui um dos designers responsáveis pela nova interface. No total, 15 pessoas trabalharam nas mudanças, mas toda a empresa esteve envolvida de alguma forma.

Qual é o objetivo principal das reformulações?
O Twitter já é a melhor forma de descobrir o que está acontecendo no mundo. O objetivo é oferecer uma experiência mais fácil, rápida e rica ao usuário, absorvendo outros tipos de mídia e facilitando a descoberta de conteúdos relacionados.

A divisão do lay-out em duas colunas – com a possibilidade de visualizar-se o conteúdo citado por usuários na seção da direita – tem mesmo o objetivo de exibir o endereço original da página citada e acabar com os links encurtados contaminados por vírus?
O principal objetivo da segunda coluna é possibilitar a visualização de fotos, vídeos e outros conteúdos sem que o usuário precise sair do site. Além disso, é possível acompanhar as conversas entre outros usuários e descobrir tweets sobre um mesmo assunto. Como a coluna é fixa na página, é possível executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Sobre os links encurtados e a prevenção contra vírus, nossa plataforma de links (t.co) é responsável por prevenir o compartilhamento de links maliciosos.

Nem todos os usuários podem acessar a página com o novo lay-out. Vocês escolheram alguns perfis para apresentar a nova interface?
Não. O lançamento é gradual. Todos os usuários, em todas as partes do mundo, terão acesso ao novo Twitter durante as próximas semanas. Não existe uma ordem específica — é uma seleção aleatória de perfis. O site está disponível em cinco línguas: francês, italiano, alemão, espanhol e japônes. E é um prazer anunciar que, em alguns meses, teremos o novo site disponível também em português.

créditos: social media