Facebook, Twitter, Orkut - O Risco de Revelar sua privacidade

Um bilhão de pessoas se encontram, trabalham, amam e brigam em sites como Orkut, Facebook e Twitter. Que oportunidades eles nos oferecem? Quanto elas expõem nossas vidas?

O que atrai a maioria dos milhões de usuários para essas comunidades é a possibilidade de compatilhar suas informações, sentimentos íntimos, informações que vão desde as primeiras palavras do filhinho, até mesmo onde e com quem estarão no próximo final de semana. Quanto mais aberto e compartilhado, mais esses gostos e preferências criam afinidade entre as pessoas. Esse é o verdadeiro poder das redes sociais e em contrapartida também é a lógica do negócio dos donos das redes. Usar as informações é a forma que ele encontraram para ganhar dinheiro e mantê-las.

Quando você posta uma foto, um vídeo, ou lista as coisas que você mais gosta em uma comunidade, rapidamente isso se transformará no principal compontente das redes sociais. Elas podem vender essas informações para diversas empresas, identificando quem se associa a um determinado tipo de comportamento.

As empresas já aderiram
Grandes empresas e as principais marcas do varejo já entenderam que as redes sociais podem ajudá-las a conquistar consumidores. Só que ninguém ainda descobriu como fazer isso direito. Cerca de 100 mil sites já aderiram a tecnologia. Imagine você receber um email informando que vários dos seus amigos gostam de comprar roupas na loja XY. Esta é a grande aposta das empresas, o Marketing Viral (boca-a-boca on line). 
Para as empresas, participar das Redes pode ser estratégico, mesmo que a empresa não faça nenhuma ação, faz com que elas tenham um mínimo de participação e possam entender um pouquinho o que acontece na rede.
 
Bem ou Mal estão falando de Vocês
Nas última semanas vocês devem ter recebido algum e-mail, recado, ou leram em algum lugar sobre uma brincadeira do iogurte Activia da Danone. Tudo começou com uma frase que combina o efeito do iogurte com o "slogan" do Johnie Walker, em português, "Continue Andando". "Resolvi todos os meus problemas. Misturei Activia com Johnie Walker. Estou c... e andando" escreveu o criativo internauta. Pronto. O perfil @mistureiactivia já tem mais de 8 mil seguidores.

Para o Diretor de Marketing da Danone, Ricardo Vasquez, a empresa vê a brincadeira com interesse e bom humor. "Activia é uma marca cada vez mais inserida na vida das pessoas. Por isso elas brincam com o Activia. E, quanto mais elas brincam, mais estará inserida a marca em suas vidas. É um círculo vicioso."

Para finalizar, a dica é compartilhar as informações com seus amigos, mas é super importante você proteger a sua privacidade. Encontrar o equlíbrio entre o que é público, ou privado, é o grande desafio de quem usa ou pretende usar as redes sociais.